Connect with us

Escreva Algo e Clique em Procurar

Cinema

Oscar e a experiência de cinema em 2021

Oscar tem sua data postergada, a premiação aceitará produções de streaming. Veja também sobre a mudança no consumo e nas estreias: grandes lançamentos disponibilizados simultaneamente em cinema e streaming. Leia como será a experiência de cinema sob a perspectiva de uma pandemia – ainda – fora de controle.

Cinema na pandemia

Acelerando ações que até o momento abarcavam apenas o campo das ideias, a pandemia de Covid-19 modificou totalmente o consumo de cultura ao redor do mundo. Inserindo mudanças previstas há anos, a quarentena possibilitou o acesso remoto às mais diversas produções, democratizando-as, de certa maneira, mas também desmantelou boa parte dos processos tradicionais, regados à aglomeração e entusiasmo dos consumidores. 

Assistir à filmes em salas de cinema na reabertura possibilitada em alguns países, com protocolos que restringem e reduzem a capacidade de público, proíbem o consumo de alimentos, exigem uso de álcool e higienização constante dos espaços e ventilações, mitigou uma relação já há alguns desestabilizada no setor. A incerteza quanto à segurança das salas e a pouca adesão do público fez com que algumas das maiores produtoras mundiais viabilizassem novas formas de acesso. 

A Warner, um dos principais estúdios de Hollywood, anunciou em 2020 que todos os seus 17 longas seriam lançados simultaneamente no cinema e seu streaming, o HBO Max, isso apenas nos Estados Unidos, por enquanto. Não sabe-se ainda, como será o lançamento de filmes como Duna em outros países. Vários blockbusters podem seguir o exemplo e ir direto ao streaming. Ainda é cedo para prever totalmente como será a experiência de cinema em 2021.

Mudanças no Oscar 

Até mesmo grandes premiações modificaram-se quanto ao formato e datas. O Oscar, que  costuma acontecer em fevereiro, próximo ao Carnaval, foi adiado e acorrerá em abril. Junto da mudança de data, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aceitará filmes lançados em streaming, ou por demanda, que poderão concorrer normalmente nas categorias, fato inédito na história da premiação. Além dessa mudança, categorias como Mixagem e Edição de Som serão combinadas em uma só, enquanto todos os membros da Academia serão convidados a votar nas preliminares de filme internacional.

Oscar e a experiência de cinema em 2021 12
Steven Soderbergh, diretor de Contágio, integra a equipe de produção do Oscar 2021.

Com produção de Steven Soderbergh – ganhador do Oscar de melhor diretor por Traffic: Ninguém Sai Limpo, em 2001 – o evento ainda não teve seu formato revelado, mas divulga-se que pretende manter a cerimônia presencial em Los Angeles. Uma coisa é certa: será recheado de surpresas.

Save the date

Entrarão na disputa longas que foram lançados entre o dia 1º de janeiro de 2020 e 28 de fevereiro de 2021. 

No dia 9 de fevereiro a primeira lista será anunciada e o anúncio oficial dos títulos concorrentes ao Oscar 2021 acontecerá no dia 15 de março de 2021

A premiação ocorrerá no domingo, 25 de abril.

Catarina Lopes
Escrito Por

Professora especialista em artes visuais, designer e ilustradora, aficionada por papel, histórias e desenvolvimento humano. Problematiza muito, está sempre com fome e usa gírias duvidosas.

Comentar

Você Pode Querer ver também:

HQ's

Herói ganha nova serie em quadrinhos em formato especial

Cinema

Já se prepara para o fatality!

HQ's

Duna nova adaptação

Anime

Nova temporada esse mês

Propaganda