Em um comunicado à imprensa, o executivo da Bluehole, Chang Han Kim, criticou o novo modo Battle Royale de Fortnite por suas semelhanças com PUBG. Kim disse que seu estúdio estava “preocupado” e afirmou que “contemplaria ações futuras”.
É uma posição surpreendente a se tomar; Apesar da enorme popularidade de Battlegrounds, está longe de ser o primeiro jogo a oferecer uma modo de jogo no estilo Battle Royale. Não é nem mesmo o primeiro jogo concorrente de uma grande editora – o GTA Online lançou recentemente sua própria versão de Battle Royale, por exemplo.
Fornite está se fortalecendo com o poder da Epic(publicadora de Fortnite) por trás disso, e esta semana anunciou uma proposta de lançamento agressiva: o jogo será completamente gratuito para download e lançamento no console já na próxima semana, lançando antes do que a versão do Xbox One de PUBG.
“Tivemos um relacionamento contínuo com a Epic Games ao longo do desenvolvimento da PUBG, pois eles são os criadores da Unreal Engine, o motor que licenciamos para o jogo”, afirmou Kim. “Depois de ouvir o feedback crescente de nossa comunidade e revisar a jogabilidade para nós mesmos, estamos preocupado que Fortnite possa estar copiando a experiência pela qual PUBG é conhecido.
“Nós também percebemos que a Epic Games faz referências à PUBG na promoção da Fortnite para sua comunidade e nas comunicações com a imprensa. Isso nunca foi discutido conosco e não sentimos que seja certo”.
“A comunidade PUBG tem e continua a fornecer provas das muitas semelhanças que contemplamos entrar em ação contra”.
Ainda não está claro qual sera as ações que Bluepoint planeja tomar contra Fortnite.